Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Quatro estações das Adolescentes

As Quatro estações das Adolescentes

18
Nov19

How I study + Tips| School

Oláaaa!

Este ano eu queria trazer uma mini série de regresso às aulas, mas acabei por não publicar nada. Ainda assim, vou fazer algumas posts sobre testes, aulas, escola, apresentações. No entanto, já não vai ser naquela "vibe" de regresso às aulas. A verdade é que no ano passado eu alterei àlgumas coisas na forma como eu estudo, portanto agora vou falar-vos disso e dar-vos algumas dicas.

.png

1. Planear

Sempre que sei a data de testes, apresentações ou alguma outra coisa do género eu aponto na minha agenda. Além de apontar na agenda, no ano passado comecei a imprimir uns planners mensais e apontar nestes. O objetivo era eu ter uma outra perspetiva dos testes. Assim, poderia perceber se em que dias e semanas tinha mais testes, quais são e com quanto tempo de antecedência teria de começar a preparar-me. Enquanto que no planner mensal tenho uma perspetiva de mês a mês em que percebo que tenho que começar a estudar com x tempo de antecedência e os testes que tenho. Já na agenda tenho uma perspetiva diária ou semanal em que posso descrever melhor as tarefas que tenho que fazer, escrever as datas dos testes numa folha à parte e muitas mais coisas.

 

2. Estudar

Depois de planear e perceber que testes tenho, preciso mesmo de estudar. Portanto, agora vou partilhar com vocês alguns dos meus métodos de estudo e truques para que este seja mais eficaz.

 

  • Sem distrações

Para eu conseguir estudar sem me distrair eu preciso de ter o meu telemóvel longe de mim e não ouvir música. Quanto ao telemóvel, eu coloco no modo voo ou tiro o som e desativo as notificações. Além disto coloco-o longo de mim, de maneira que não o veja. Se eu tiver o telemóvel perto de mim ou no modo normal ou vou ter tendência para ir mexer no telemóvel e cada vez que oiça uma notificação vou ter curiosidade para ver o que é e nunca mais saio de lá. Além de afastar o telemóvel e colocar no modo voo eu não posso ouvir música. Se eu ouvir música eu vou estar a cantar em vez de estudar. Para algumas pessoas ouvir música enquanto estudam não tem problema nenhum, mas para mim não é bom de todo. Eu distraio-me com muita facilidade, já que às vezes até estou a estudar e começo a cantar. Se eu tiver alguém ao meu lado muitas vezes ponho-me a conversar com essa pessoa. Sim, sou muito tagarela ahah Assim, para eu estudar sem distrações tem de existir silêncio absoluto, nenhuma distração e assim é que eu me concentro.

 

  • To do list

Antes de começar a estudar eu faço uma pequena to do list com as tarefas que eu preciso de fazer. Imaginem que eu preciso de fazer os trabalhos de casa, algum trabalho ou uma apresentação e ainda estudar para x disciplinas. Eu faço uma to do list com todas as coisas que eu preciso de fazer e tento ser o máximo realista, porque por vezes eu faço uma lista enorme com coisas impossíveis de fazer naquele dia. Assim, em relação aos resumos eu coloco até que página do manual preciso de estudar naquele dia ou até que matéria, em relação aos trabalhos de casa coloco todos mesmo porque preciso de fazer todos e em relação ao trabalho se precisar para uma data muito muito próxima, como 1 ou 2 dias eu faço logo, caso ainda falte mais tempo dou prioridade aos testes, mas isto também é muito relativo.

 

  • Fazer resumos

O meu principal método de estudo são os resumos, eu estudo de mais algumas maneiras mas regra geral são a base. Existem disciplinas mais úteis para os utilizar como história, geografia, físico-química, ciências naturais e outras que a base são os exercícios tais como, matemática, inglês, francês e português. Mesmo assim, faço resumos para as três últimas. Eu preciso mesmo de fazer resumos, praticamente que só consigo estudar a partir dos meus resumos e não do que está no manual. Mesmo que seja a cópia do manual eu preciso de ler os meus resumos. Muitas das vezes eu estou a fazer os resumos à pressa e ficam uma autêntica cópia do manual. Mesmo assim, eu estudo otimamente desta maneira. Eu não consigo resumir muito bem o manual, porque me parece tudo importante e se escrever por palavras minhas posso estar a retirar alguma coisa importante. Eu utilizo algumas canetas de cor para fazer os meus resumos, uma caneta azul normal e os marcadores pastel da stabilo. No entanto, este ano nos primeiros testes de inglês e físico-química não fiz resumos, apenas exercícios. A Físico-Química tive uma nota normal, comparando com as do ano passado e de Inglês ainda não recebi.

 

  • Técnica Pomodoro

Como já disse acima, eu distraio-me muito facilmente. Ao ver um vídeo no youtube eu descobri a técnica Pomodoro. Esta consiste em dividir o trabalho em pequenos blocos de tempo( chamados pomodoros). Trabalha-se 25 minutos, descansa-se 5. Ao completar 4 pomodoros descansa-se meia hora. Ou seja, todo este ciclo perfaz duas horas. Ao utilizar este método para estudar, consegui concentrar-me muito mais e estudar de maneira mais eficaz. Porquê? Eu concentrava-me durante 25 minutos para estudar. Quando tinha tendência para me distrair eu pensava que só tinha 25 minutos, portanto tinha de aproveitá-los da melhor maneira. Nos 5 minutos de pausa, aproveitava para andar um pouco, comer e estar um pouco no telemóvel. Ao princípio esta técnica pode parecer um pouco estranha, mas resultou muito bem comigo. Mesmo, assim não utilizo esta técnica sempre que estudo. Umas vezes estudo sem um tempo definido, outras utilizo a técnica Pomodoro.

 

  • Ler em voz alta/explicar a alguém

Para as disciplinas mais teóricas acabo por ler os meus resumos em voz alta e assim a matéria entra-me melhor na cabeça. Às vezes há alguma colega minha que não percebeu a matéria e me pede para eu explicar e acho que isso acaba por ser bom. Porquê? Porque assim, para explicar tenho de fazer um esquema na cabeça sem saber e rever o que sei. Isto acaba por ser muito bom. Por isso, se tiverem a oportunidade de explicar a alguém façam-no. Como já disse, no primeiro teste de Físico-Química eu não fiz resumos, apenas exercícios. Na véspera do teste ainda não percebia bem a matéria e estava na hora de almoço a estudar na biblioteca. Uma colega minha pediu-me para eu lhe explicar a matéria, quando eu própria ainda nem sabia bem e havia matéria que não tinha estudado sequer. No entanto, quando estava a explicar percebi muito melhor. Isto tudo para perceberem que de facto ajudamos quem ensinamos e ajudamo-nos a nós próprios.

 

  • Exercícios

Acho que isto não tem nada de saber. As disciplinas a que faço exercícios são Matemática (para esta disciplina é só essencial praticar exercícios), inglês, francês, físico-química, português. Eu faço os exercícios dos cadernos de atividade e de livros que compro de exercícios. 

 

  • Study Vlogs

Bem, acho que ninguém consegue estudar a fazer study vlogs, mas às vezes eu vejo um ou dois antes de estudar, porque de facto dá uma motivação extra. Como é que é possível ficar com vontade de estudar só por ver study vlogs...Estranho! eheh Mas pronto, eu vejo os study vlogs da Sara Vicario, Tiago Leitão e de momento não me lembro de mais ninguém. Nos study vlogs, as pessoas mostram-se a estudar e os seus resumos, e por vezes também dão dicas para estudar. É ótimo para obter motivação :)

 

Termino assim este post com as minhas dicas para estudar da melhor maneira. Se utilizam alguma das minhas dicas deixem aí nos comentários o que acham e também deixem quais as dicas que não utilizam. Espero muito que tenham gostado!

Beijinhos <3

 

 

Pesquisar

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Mensagens

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Catarina

    Obrigada <33Por acaso essa é uma ótima descriçã...

  • Alice

    Parabéns atrasados :) Também tenho aparelho e fez-...

  • Catarina

    Pois ehehObrigada!! Espero o mesmo ahahVou tentar ...

  • Catarina

    Muito obrigada eheh!!Eu vou certamente voltar a es...

  • cheia

    Uma grande experiência, que um dia vais contar aos...

Arquivo

    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D